DOSADOR DE ADITIVO PARA USINA DE CONCRETO TIPO CANECO VOLUMÉTRICO

Caneco-Dosador-de-Aditivo.jpg
Caneco Dosador de Aditivo

      O dosador de aditivo tipo caneco de volumétrico atende parte do mercado que necessita controle de dosagem de aditivo de forma simples, barata e de fácil manutenção, e que mantenha as principais características de precisão e confiabilidade, possibilitando a confirmação da dosagem de forma visual por parte do operador da usina. 

      Sua nova concepção garante fácil operação, simples instalação e enorme segurança durante o seu trabalho, pois todo sistema é elétrico e não pneumático (operação sem nenhuma pressão), o que resulta num dosador menor, com menos dispositivos, consequentemente requerendo menos manutenções preventivas ou corretivas, proporcionando maior vida útil, além de agregar maior rapidez ao processo de dosagem

      De funcionamento bem simples, tem como princípio de dosagem o deslocamento positivo, onde a bomba de enchimento controla o volume desejado da dosagem, onde o operador visualiza o volume de aditivo preenchendo o caneco dosador, e quando o volume desejado é atingido, a bomba de enchimento será desligada e o caneco está carregado, pronto para o momento da dosagem, onde a segunda bomba do sistema será acionada para esvaziar o caneco dosador e enviar para o ponto de carga o volume previamente medido e carregado de aditivo.

 

      A instalação do dosador é bem simplificada, funciona com alimentação elétrica de 220 Vac, e pode ser utilizado mangueiras para prover a alimentação do aditivo entre o reservatório até o ponto de carga.

 

      Para efetuar a dosagem é necessário manter o botão verde do painel de controle pressionado até que o valor desejado seja atingido na indicação de litros no caneco transparente e graduado, posteriormente pressiona-se o botão vermelho para liberar o aditivo até o ponto de carregamento/caminhão betoneira.

 

      Na foto ao lado, encontra-se todo o dosador, não sendo necessário a instalação de pulmão, reguladores e filtros pneumáticos, pois todo o seu princípio é elétrico, dispensando ar comprimido. O caneco dosador pode trabalhar com qualquer sistema automatizado, através de células de carga com emissão de sinal analógico (pesagem do aditivo), versão automatizada.

 

      Opções de construção e montagem com duas alternativas, sendo a mais popular a versão compacta, onde o caneco de acrílico está instalado em uma coluna vertical (foto acima), e versão desmembrada, onde o caneco de acrílico será instalado em parede, painel de acionamento remoto e conjunto de bombas separados que serão posicionadas do lado do reservatório de aditivo.

Características Técnicas

Preparamos um material em PDF com as informações completas do dosador para Betoneira e para Central de Concreto da Hidrometer, para que você possa imprimir, caso precise.

Clique na imagem e confira!