Medidor de Vazão Calha Parshall

       Ao contrário dos medidores de vazão convencionais, onde existe a necessidade de se preencher totalmente a tubulação para medição correta da vazão, o medidor de vazão de conduto livre trabalha com fluidos que preenchem parcialmente as tubulações que os conduzem, situação geralmente causada devido a baixa vazão e pressão de trabalho, extremamente comum para escoamento por gravidade.
 

     O medidor de vazão tipo Calha Parshall é utilizado para medir a vazão de entrada e saída em estações de tratamento, a medição acontece em conduto livre, onde o regime fluvial da vazão é submetido a um regime crítico, fazendo com que obtenhamos relação entre a altura do fluido na calha e a vazão, ou seja, para altura X haverá vazão Y, a altura da lâmina da água está diretamente ligada à vazão.  
 

     A Calha Parshall se divide em três partes: seção convergente, seção estrangulada (garganta) e seção divergente. O fluido é tranquilizado em sua seção convergente, onde os efeitos da velocidade são praticamente eliminados, fazendo com que sua precisão seja de ± 3%.  
 

     O dimensionamento se caracteriza através da largura da seção estrangulada, chamada de garganta (W), que varia de 1" a 96", e da vazão mínima e máxima que a mesma será submetida. 
 

     A Calha Parshall é construída em peça única, cujo material utilizado é a fibra de vidro (30%) impregnada com resina ortoftálica (70%). Possui nervura longitudinal, o que garante a resistência da peça, tirantes de alumínio na parte superior, para impedir o fechamento das laterais no momento da concretagem, e escala interna graduada em m³/h. Externamente recebe a aplicação de gel coat parafinado (azul ou verde) e na parte interna em contato com o fluido, além do gel coat, também é aplicado o inibidor de raios ultra-violetas. As calhas com W de 3" à 96" possuem uma conexão meia lua de cada lado da seção convergente para a comunicação com o poço de tranquilização, acessório indispensável quando utilizado o sensor ultrassônico, utilizado para medição automática da vazão. 

Conheça os diferenciais do Medidor de Vazão Calha Parshall

Medidor-de-Vazão-Calha-Parshall-Hidrometer
Calha Parshall

      Possui:


    - Display em LCD numérico com 05 linhas com 90 caracteres.

    - Teclado com 4 teclas para programação.

    - 01 entrada para sensor ultrassônico. 

    - 01 saída de 4 a 20 mA correspondente à indicação de vazão.

    - 01 saída de pulso correspondente ao volume escoado

    - 02 saídas contato seco de alarme alto e baixo 

    - Comunicação serial RS 485 (opcional).

    - Alimentação 220 Vac (padrão) ou 24 Vdc (opcional).

    - Consumo 10 W.

    - Temperatura de operação: -30º C à +50º C 

    - Painel com grau de proteção IP 65 e Sensor IP 67.

    - Função de registro histórico da totalização, sendo possível visualizar no display as ultimas;

    → 128 totalizações com intervalos de hora em hora

    → 64 totalizações com o intervalo diário

    → 32 totalizações mensais

    → 4 totalizações anuais 
 

MEDIDOR DE VAZÃO DE CONDUTO LIVRE TIPO CALHA PARSHALL 

Medidor-de-Vazao-Conduto-Livre-Calha-Parshall-Hidrometer

      Ao contrário dos medidores de vazão convencionais, onde existe a necessidade de se preencher totalmente a tubulação para medição correta da vazão, o medidor de vazão de conduto livre trabalha com fluidos que preenchem parcialmente as tubulações que os conduzem, situação geralmente causada devido a baixa vazão e pressão de trabalho, extremamente comum para escoamento por gravidade.


     O medidor de vazão tipo Calha Parshal é utilizado para medir a vazão de entrada e saída em estações de tratamento, a medição acontece em conduto livre , onde o regime fluvial da vazão é submetido a um regime crítico, fazendo com que obtenhamos relação entre a altura do fluido na calha e a vazão, ou seja, para altura X haverá vazão Y,  a altura da lâmina da água está diretamente ligada à vazão.   

      Ao contrário dos medidores de vazão convencionais, onde existe a necessidade de se preencher totalmente a tubulação para medição correta da vazão, o medidor de vazão de conduto livre trabalha com fluidos que preenchem parcialmente as tubulações que os conduzem, situação geralmente causada devido a baixa vazão e pressão de trabalho, extremamente comum para escoamento por gravidade.


     O medidor de vazão tipo Calha Parshall é utilizado para medir a vazão de entrada e saída em estações de tratamento, a medição acontece em conduto livre , onde o regime fluvial da vazão é submetido a um regime crítico, fazendo com que obtenhamos relação entre a altura do fluido na calha e a vazão, ou seja, para altura X haverá vazão Y,  a altura da lâmina da água está diretamente ligada à vazão.   

Quadro de Capacidades

Quadro-de-Capacidades-Calha-Parshall-Hidrometer

Dimensões Internas

Argamassa Concreto ou Alvenaria

Perfil Alternativo 45º

Calha-Parshall-Dimensões-Internas-Hidrometer

Posição de Leitura com Escala Ho

Conexão: Meia Luva PVC

Dimensões-Internas-Calha-Parshall

Calha Parshall Adaptada

Calha-Parshall-Adaptada-Hidrometer

     Para instalação sem obra civil a utilização do modelo adaptado facilita a implementação da calha Parshall, sendo construída em uma única peça. Os tanques de tranquilização de saída e entrada do fluxo proporcionam a retificação ideal do fluxo sem turbulências, equipada ainda com poço de tranquilização para instalação de sensor ultrassônico de medição de vazão e conectores para interligação na tubulação, podendo ser através de luvas de correr ou flanges. Fabricada sob encomenda pode ser modificada e adaptada para atender todos os aspectos da instalação focando a facilidade da implementação. 

Sistema de Medição de Vazão para Calha Parshall

     A automatização da medição do nível da lâmina da água formada na calha Parshall permite a visualização da vazão instantânea do processo e registro do volume escoado à distância através de modulo microprocessado. 
 
     O sensor de nível ultrassônico mede a altura da lâmina da água formada na calha Parshall e o controlador converte em vazão a altura medida, registrando também em seu display a totalização de vazão, podendo ser visualizada também a medição do nível da lâmina da água em segundo plano. 

Sensor Ultrassônico

Sensor-Ultrassonico-Hidrometer

     O sensor ultrassônico emite um sinal sonoro que viaja de encontro à lâmina da água e volta ao sensor, o tempo de emissão e recebimento do eco determina a medição do nível, incorporada ao sensor ultrassônico existe um sensor de temperatura que compensa possíveis alterações significativas de temperatura, garantindo exatidão de ±0,25% do fundo de escala de 1 mm.

     Sensor com face em epóxi e corpo em poliester (ambos reforçados com fibra de vidro), compensador de temperatura e conexão ao processo de 1"(NPT-M). Pode ser instalado até 30 metros de distancia do controlador, sendo fornecido com 10 metros de comprimento. 
 
     O sensor pode ser instalado diretamente no fluxo da calha Parshall, na posição de 2/3 da medida B, bem no local da escala indicadora de vazão manual. Entretanto a utilização do poço de tranquilização de leitura do nível proporciona uma lâmina da água extremamente estável sem as turbulências na superfície do fluxo, isenta de eventual espuma e sólidos, sendo extremamente confiável para instalação do sensor de nível, viabilizando a utilização do suporte de fixação do sensor ultrassônico que permite uma pré-parametrização ao controlador facilitando a implementação do sistema de medição.  
 

Sensor-de-Face-Epoxi-Hidrometer

Módulo Controlador

Modulo-Controlador-Hidrometer

     Através do controlador é possível visualizar a indicação de vazão e totalização de vazão, O controlador possui um banco de dados com diversas medidas de calha Parshall e vertedor para serem selecionadas durante o processo de parametrização. No caso da calha Parshall os cálculos de vazão estão de acordo com a norma ASTM 1941 – Medição de Vazão de Líquidos em Canais Abertos. 
 

Galeria de fotos do Sistema de Medição da Calha Parshall

Sistema-de-Medição-Calha-Parshall-Hidrometer
Sistema-Calha-Parshall-Hidrometer-Detalhes
Sistema-Calha-Parshall-Hidrometer
Sistema-Calha-Parshall-Hidrometer-Visão-Lateral
Sistema-Calha-Parshall-Hidrometer-Visão-Interna
Sistema-Calha-Parshall-Hidrometer-Aberto

Preparamos um material em PDF com as informações completas do medidor de vazão tipo Engrenagens Ovais da Hidrometer, para que você possa imprimir, caso precise.

Clique na imagem e confira!